Exames de Sela

 
 

O que são os Exames de Sela?


1 - As “selas” são a designação oficial dos diferentes níveis de competências técnicas do praticante, comportado 9 níveis. Da Sela 1 à Sela 9. O primeiro ciclo completa-se com a Sela 4 (estribo de bronze). Completar este 1º ciclo permite ao cavaleiro entrar em competições oficiais, se o desejar.


Os exames de Sela permitem ao aluno estabelecer objectivos e concretizá-los.


1 - Permitem, também, aprofundar os conhecimentos em áreas que vão para além da prática equestre, como é o caso do maneio (manuseio e tratamento dos cavalos, dos arreios e das instalações) e da TEORIA (doutrina equestre, ministrada consoante as necessidades, antes, durante e após os exercícios da prática equestre).


2 - Os exames de sela cumprem o POPE-Programa Oficial de Praticantes de Equitação, da FEP. Realizam-se sempre nas férias escolares, Natal, Páscoa e Verão. Todos os alunos que estiverem aptos poderão inscrever-se.


3. Todas as “SELAS” podem ser feitas usando cavalos ou póneis. Admite-se, mesmo, que alguns alunos, pela sua idade e tamanho, ainda que prestando provas em cavalos, possam também utilizar póneis para as provas de Maneio.


4. O programa de cada "SELA" é composto por:


  a. Maneio.

  b. Teoria (Os alunos devem adquirir o Manual Oficial de Formação Equestre).

  c. Equitação (Prática Equestre).


5. Direito de se apresentar a uma "SELA":

Todo o cavaleiro, de acordo com o seu Monitor, tem o direito de se apresentar a exame, bastando para tal:


- Fazer prova da idade mínima necessária;


- apresentar a proposta ao seu Monitor;


- apresentar o(s) diploma(s) da sela(s) precedente.


Excepção: Os cavaleiros maiores de idade podem candidatar-se a qualquer SELA, desde que provem estar aptos.

Ao fazer parte da RNCF-Rede Nacional de Centros Federados da FEP-Federação Equestre Portuguesa e cumprindo o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PRATICANTES – SELAS (CIRCULAR FEP Nº 06 DIR / 2004) a AHE-Associação Hípica Eborense realiza exames de selas 1, 2, 3 e 4.